Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações da Petrobras caem 5,8% e ajudam a puxar queda da Bovespa

O Ibovespa caiu 2,55% nesta segunda-feira e fechou o dia com 54.977 pontos

Economia|

Entre as baixas mais acentuadas do índice aparecem as ações do Banco do Brasil (-6,47%) e da Petrobras (-5,8%)
Entre as baixas mais acentuadas do índice aparecem as ações do Banco do Brasil (-6,47%) e da Petrobras (-5,8%) Entre as baixas mais acentuadas do índice aparecem as ações do Banco do Brasil (-6,47%) e da Petrobras (-5,8%)

A Bovespa abriu a semana no vermelho, em meio à cautela com a proximidade da votação do segundo turno da eleição presidencial, após nova pesquisa reforçar o quadro equilibrado na disputa, com a sessão também marcada pelo exercício de opções sobre ações.

O Ibovespa caiu 2,55%, 54.977 pontos. O volume financeiro do pregão alcançou R$ 10,7 bilhões, inflado pelo vencimento dos contratos de opções.

Pesquisa CNT/MDA mostrou pela manhã empate técnico entre Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, mas com vantagem numérica da petista. Dilma teve 45,5% e Aécio, com 44,5%.

Entre as ações influenciadas pela dinâmica eleitoral, os papéis preferenciais da Petrobras recuaram 6,13%, enquanto os papéis ordinários da estatal cederam 5,83%. Banco do Brasil (-6,47%) também apresentou baixa.

Publicidade

Por outro lado, as maiores altas do dia ficaram por conta da Braskem (+2,5%) e do Santander (+1,88%).

Apesar de ter recuado quase 12% em setembro, o Ibovespa ainda acumula alta superior a 5% no ano, incluindo as perdas desta sessão.

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

"Com os dados da CNT/MDA mostrando um empate técnico, expectativa para as próximas pesquisa na reta final aumenta", citou o BTG Pactual, em nota a clientes.

Publicidade

Ainda são aguardadas para esta segunda-feira outras pesquisas de intenção de votos, com destaque para o Datafolha. E, como em outros pregões, o mercado não deixou de especular sobre o possível resultado do levantamento, segundo operadores.

"Essa semana é a decisiva, logo com menos margem para erro", disse o analista de renda variável Fabio Lemos, da São Paulo Investments, explicando a atitude mais defensiva ao longo da sessão.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.