Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações europeias ignoram preocupações sobre governo alemão e sobem; Dax recupera nível de referência

Economia|

Por Danilo Masoni e Hakan Ersen

MILÃO/FRANKFURT (Reuters) - As ações europeias subiram nesta segunda-feira com maior confiança na atividade econômica global e com o recuo do euro incentivando os investidores a evitarem preocupações com o colapso das negociações do governo de coalizão da Alemanha.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,63 por cento, a 1.519 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,67 por cento, a 386 pontos.

O índice alemão DAX avançou 0,5 por cento, mais de 60 pontos acima do índice de referência de 13.000 pontos após a reversão de perdas da manhã que levaram o índice a cair 0,5 por cento.

Publicidade

A chanceler Angela Merkel disse na segunda-feira que seus esforços para formar uma coalizão de três vias haviam falhado, empurrando a Alemanha, a maior economia da Europa, mais perto de uma possível nova eleição, mas os mercados não estavam com vontade de deixar a política estragar seu dia.

"Nós não esperamos que haja uma verdadeira crise política ou uma mudança sustentável na política alemã", disse o economista Jan Bottermann, do Banco Nacional de Essen.

Publicidade

"Os mercados são impulsionados pelo bom ambiente internacional, que continuará a proporcionar à economia alemã um forte crescimento", disse ele, enquanto outros analistas apontaram que a queda de 0,4 por cento do euro em relação ao dólar também proporcionou um impulso para as ações europeias.

A Volkswagen teve o melhor desempenho entre as blue-chips alemãs, com alta de 4,2 por cento depois que a montadora aumentou a perspectiva de médio prazo, sustentando que o investidor espera que o fabricante de automóveis possa continuar sua recuperação, apesar de pagar bilhões em custos por sua ofensiva de carro elétrico.

Publicidade

As ações do ProSiebenSat.1 avançaram 3,2 por cento em meio às notícias de que seu principal executivo poderia renunciar após uma série de erros, reativando esperanças de que a empresa alemã pudesse se tornar um alvo de aquisição.

A Roche teve ganho de 5,9 por cento, no melhor desempenho do STOXX 600, depois que a farmacêutica suíça anunciou duas vitórias em seus experimentos.

None

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,63 por cento, a 1.518 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,12 por cento, a 7.389 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,50 por cento, a 13.058 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,40 por cento, a 5.340 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,44 por cento, a 22.189 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,15 por cento, a 10.025 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,41 por cento, a 5.280 pontos.

None

(Reportagem adicional de Julien Ponthus)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.