Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência de risco diz que publicação do balanço da Petrobras é positiva para crédito do País

Balanço auditado de 2014 pode ser publicado pela estatal nesta quarta-feira (22)

Economia|

A publicação do balanço auditado de 2014 da Petrobras antes do final de abril é positiva para a avaliação de risco de crédito do Brasil, disse nesta terça-feira (21) a Moody's, agência de avaliação de risco. A petroleira anunciou que divulgará os números amanhã, depois do fechamento do mercado.

Em relatório, a agência de classificação de risco destaca que a divulgação do balanço no prazo evitará a aceleração de débitos da empresa, um cenário que provavelmente levaria o governo brasileiro a dar apoio financeiro à Petrobras.

A Moody's estima que cerca de US$ 110 bilhões em dívidas da Petrobras, o equivalente a 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, estão sujeitos à antecipação de vencimento de dívidas em caso de não apresentação do balanço.

Embora não seja legalmente obrigado a dar apoio financeiro à Petrobras, a probabilidade de o governo brasileiro socorrer a empresa, se necessário, é "alta", estima a agência. A Moody's ressalta, entretanto, que a divulgação do balanço deve eliminar as chances de aceleração da dívida e de consequente socorro pelo governo.

Publicidade

A Moody's informa também que o rating soberano do Brasil, assim como sua perspectiva, não devem ser alterados pela revisão da nota da Petrobras.

"Embora exista uma conexão entre o rating da companhia e o do País, a relação de causalidade corre no sentido contrário", diz o documento.

Publicidade

Na visão da agência, a questão principal para o rating soberano do País no curto prazo continua a ser o esforço de ajuste fiscal do governo, assim como sua habilidade em restaurar a confiança necessária para a volta do crescimento. "O apoio do Congresso para as medidas de ajuste proposto pelo ministro da Economia, Joaquim Levy, será crítico nesse sentido", diz a Moody's.

Leia mais notícias de economia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.