Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alta de 40% do ovo de Páscoa faz brasileiro reduzir compras

Metade dos consumidores vai comprar menos chocolates nesta Páscoa em relação a 2021

Economia|

Preço do chocolate subiu 8,5% nos últimos 12 meses
Preço do chocolate subiu 8,5% nos últimos 12 meses Preço do chocolate subiu 8,5% nos últimos 12 meses

Na primeira Páscoa com as lojas funcionando sem restrições de horário desde o início da pandemia, o principal obstáculo ao avanço das vendas de itens típicos da data neste ano é a carestia.

Com a inflação do País acumulando alta de 11,30% em 12 meses até março, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE, e os ovos de Páscoa até 40% mais caros em relação a 2021, de acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), as projeções de vendas são cautelosas.

Levantamento realizado nesta semana pela Asserj (Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro) constatou que metade dos consumidores vai comprar menos chocolates nesta Páscoa em relação a 2021.

Três em cada quatro (75%) pretendem presentear com chocolate este ano, resultado ligeiramente menor em relação à Páscoa de 2021 (78%).

Publicidade

O ajuste nas quantidades compradas é a saída para não deixar de consumir o produto ícone da data em meio à alta da inflação. Em 12 meses até março, o preço do chocolate em geral no IPCA-15 subiu 8,5%.

No entanto, a sondagem da Asserj revela que 70% dos consumidores se manterão fiéis à marca de chocolate que compraram no ano passado. Quem optou pela troca foi influenciado pelo preço e pela maior diversidade de produtos.

Publicidade

Vendas em shoppings

Os shoppings, por exemplo, projetam crescimento de 2,5% nas vendas de chocolates, segundo a Alshop (Associação de Lojistas de Shopping). "O comércio vem sofrendo com aumento de preços que impactam de forma negativa o dia a dia e deve ter uma melhora tímida nas vendas nesta Páscoa", prevê Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da entidade.

Nas projeções do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), a intenção de compras para a data deve cair 6,7% neste ano em relação ao mesmo período de 2021.

Na análise de Claudio Felisoni de Angelo, presidente da entidade, o aumento da inflação, que reduz o poder de compra, fez o brasileiro refazer a sua lista de prioridades. E nesse contexto de bolso apertado, os itens de Páscoa acabam virando supérfluos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.