Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alta dos juros para comprar casa própria cria dificuldade adicional

Aumento tira a possibilidade de acesso de algumas famílias à casa própria, diz Sinduscon-SP

Economia|Do R7, com Agência Estado

Cenário de queda na renda e incertezas tira a possibilidade de acesso de algumas famílias à casa própria
Cenário de queda na renda e incertezas tira a possibilidade de acesso de algumas famílias à casa própria Cenário de queda na renda e incertezas tira a possibilidade de acesso de algumas famílias à casa própria

O aumento das taxas de juros para financiamentos que utilizam recursos da poupança — anunciado pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira (15) — vai criar uma dificuldade adicional para as famílias que sonham em ter a casa própria.

Essa avaliação foi feita pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e pelo Sinduscon-SP (Sindicato da Construção de São Paulo). As duas instituições afirmam que o ritmo de atividade reduzido em 2014, aliado a um cenário de queda na renda e incertezas tira a possibilidade de acesso de algumas famílias a esse bem.

O presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, afirma que o aumento nas taxas do crédito imobiliário diminui o potencial de compra.

— Quando se reduz os juros, mais pessoas são incluídas no mercado de imóveis. Se há aumento, ocorre o inverso: mais pessoas são colocadas para fora dele.

Publicidade

Veja quanto a casa própria vai ficar mais cara com os novos juros da Caixa

Segundo o vice-presidente de economia Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan, a decisão do banco dá sinais de uma reversão da política adotada desde 2007, de crédito barato e fácil. Ele afirma que, neste momento, é impossível saber ainda qual vai ser o tamanho do impacto dessa medida para o setor de construção e incorporação.

Publicidade

— Movimentos como esse sempre impactam o setor. As expectativas já estavam muito ruins e o cenário deve piorar ao menos um pouco com a elevação das taxas de juros. Se o mais barato sobe, é claro que o mais caro vai subir também.

Ele acredita que os bancos concorrentes da Caixa também deverão levar em conta a nova tabela para reajustarem suas taxas de juros. A Caixa concentra quase 70% das operações de crédito imobiliário no País. Os juros da Caixa para habitação, um dos menores do mercado, costumam servir de parâmetro para os demais bancos.

Publicidade

O vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Flávio Prando, espera que o governo crie incentivos, a fim de compensar a dificuldade gerada pela alta dos juros.

— A boa notícia é que o governo se comprometeu a não modificar os juros das operações do Minha Casa, Minha Vida, nem de financiamentos contratados com recursos do FGTS.

Confira dicas de economista para comprar um imóvel sem pesar no bolso

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.