Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atendimento a consumidor é eleito o pior serviço das operadoras, diz Anatel

Usuários deram nota 5,5 para o atendimento das operadoras de celular pós-pago

Economia|

Pesquisa de qualidade aponta insatisfação dos usuários de telefonia
Pesquisa de qualidade aponta insatisfação dos usuários de telefonia Pesquisa de qualidade aponta insatisfação dos usuários de telefonia

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comprovou a insatisfação geral dos usuários dos serviços de telefonia e de internet com a péssima qualidade do atendimento oferecido pelas operadoras.

A agência reguladora avaliou a satisfação dos consumidores em todo o País em relação a itens como funcionamento dos serviços, cobrança, oferta e contratação e atendimento, envolvendo telefonia fixa, móvel e acesso à internet.

Aqueles que receberam as piores avaliações - entre todos os serviços - estão ligados ao atendimento telefônico das prestadoras, o que inclui o tempo de espera para falar com atendente e também a capacidade de resolver demandas, como pedidos de mudança de planos e de correções em faturas. Para telefonia fixa, a nota de atendimento foi 5,82, para serviço de banda larga foi 5,89, para celular pré-pago foi 5,72. Os usuários de celular pós-pago deram a menor nota para o atendimento telefônico oferecido pelas operadoras: 5,5, numa escala de zero a dez.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

No geral, os serviços obtiveram uma nota razoável. A telefonia fixa foi o serviço que recebeu a maior nota referente à satisfação dos consumidores: 6,97, em uma escala que vai de zero a dez. Foi seguida pela telefonia celular pós-paga, com nota 6 72; pré-paga, com nota 6,62; e banda larga fixa, com nota 6,58.

A pesquisa apontou que, em alguns casos, metade dos entrevistados declarou ter entrado em contato com a prestadora nos seis meses anteriores à pesquisa para resolver problemas de cobrança ou pedir reparo do serviço.

Publicidade

"Não é um número que gere conforto para nós", disse Fábio Koleski, gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel. Ele apontou, no entanto, que não é possível aferir uma melhoria ou piora nos serviços, porque esta foi a primeira pesquisa realizada com a metodologia aplicada.

Leia mais notícias de Brasil

Publicidade

Os dados foram coletados em mais de 150 mil entrevistas telefônicas realizadas com consumidores no segundo semestre de 2015. Em abril, a Anatel divulgará também pesquisa sobre TV por assinatura, cujos dados foram coletados até meados de fevereiro de 2016, com a realização de cerca de 50 mil entrevistas.

"Como não temos ainda um acompanhamento histórico, é difícil comparar. Mas é claro que queremos que a satisfação seja melhor. O que o resultado mostrou é que o atendimento telefônico é muito mal avaliado, além de a capacidade de solução dos problemas", diz Koleski. A Anatel fará a pesquisa anualmente.

Cobranças indevidas de operadoras de telefonia afetam 6 a cada 10 pessoas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.