Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Austrália melhora projeções para economia e situação fiscal

Economia|

O secretário do Tesouro da Austrália, Josh Frydenberg, apresentou nesta quinta-feira (17) projeções mais animadoras para a economia e para a situação fiscal do governo federal nos próximos anos. Segundo Frydenberg, a economia australiana está se recuperando com força de sua primeira recessão em uma geração, conquistando uma posição de vantagem em relação a outros países onde a pandemia do novo coronavírus continua fazendo estragos.

O governo agora prevê déficit fiscal de 197,7 bilhões de dólares australianos (US$ 149,78 bilhões), equivalente a 9,9% do Produto Interno Bruto (PIB), no ano fiscal que se encerra em junho de 2021. A previsão anterior era de saldo negativo de 214 bilhões de dólares australianos.

A expectativa é que o déficit continue encolhendo nos próximos anos, chegando a 66 bilhões de dólares australianos nos 12 meses até junho de 2024. O PIB australiano se expandiu 3,3% no terceiro trimestre, após sofrer contração de 7% no segundo trimestre. A projeção para a economia é agora de crescimento de 4,5% em 2021, após uma queda de 2,5% em 2020.

Já a taxa de desemprego deverá atingir pico de 7,5% no primeiro trimestre do ano que vem. A estimativa anterior era de taxa de cerca de 8%. No começo da pandemia, temia-se que o desemprego na Austrália pudesse ficar bem acima de 10%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.