Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central prevê inflação de 7,57% neste ano e de 6% em 2017

Tarifas de ônibus terão reajuste médio de 9,9%, já a conta de luz terá redução de 3,5%

Economia|Do R7, com Reuters

A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com teto de 6,5%. E, para 2017, a meta é de 4,5%, com teto de 6%
A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com teto de 6,5%. E, para 2017, a meta é de 4,5%, com teto de 6% A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com teto de 6,5%. E, para 2017, a meta é de 4,5%, com teto de 6%

O BC (Banco Central) divulgou, nesta quinta-feira (10), a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) da última reunião, realizada nos dias 1º e 2 deste mês, quando manteve a taxa básica de juros, Selic, em 14,25% ao ano. O relatório aponta as expectativas de alta dos preços das tarifas de ônibus urbano e redução na conta de luz neste ano.

No documento, o Copom afirma que, desde a última reunião, as projeções coletadas pelo Gerin (Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais) para a variação da inflação oficial — IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) — subiu de 7% para 7,57% para este ano e, para 2017, elevou-se de 5,40% para 6%.

A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com teto de 6,5%. E, para 2017, a meta é de 4,5%, com teto de 6%. Com esses valores, o comitê retirou a menção de que para o ano que vem a inflação estava "ligeiramente" superior ao centro da meta. Agora, a inflação para 2017 está no teto da meta.

Para os preços administrados por contrato e monitorados, o comitê espera alta de 5,9% neste ano. Na reunião anterior, de janeiro, a expectativa era de aumento de 6,3%. Entre os fatores que levaram a esse resultado estão a expectativa e reajuste médio de 9,9% nas tarifas de ônibus urbano e a previsão de redução de 3,5% nos preços da energia elétrica, consideradas as alterações anunciadas relativamente a bandeiras tarifárias.

Publicidade

No documento, a autoridade monetária ressaltou ainda que remanescem incertezas associadas ao balanço de riscos, principalmente quanto ao processo de recuperação dos resultados fiscais e sua composição, ao comportamento da inflação corrente e das expectativas de inflação.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.