Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bayer desafia críticos com oferta de US$62 bi pela Monsanto

Economia|

FRANKFURT (Reuters) - A companhia alemão de medicamentos e químicos Bayer ofereceu 62 bilhões de dólares em dinheiro para comprar a empresa de sementes norte-americana Monsanto , desafiando críticas de alguns de seus próprios acionistas em uma aposta para tornar-se a maior companhia em um mercado de insumos agrícolas que consolida-se cada vez mais.

A oferta não solicitada, que inclui dívida, seria a maior aquisição de uma empresa alemã no exterior, caso seja aceita.

A proposta, que poderia superar a fusão planejada entre as unidades agrícolas de Dow Chemical e DuPont, foi feita apenas três semanas depois de Werner Baumann assumir como presidente-executivo da Bayer, e foi condenada por importantes acionistas da empresas com uma "tentativa arrogante de construir um império" quando a notícia surgiu na semana passada.

Dando detalhes pela primeira vez, a Bayer disse nesta segunda-feira que irá oferecer 122 dólares por ação, um prêmio de 37 por cento sobre o preço da Monsanto antes de os rumores sobre a proposta surgirem.

Publicidade

"Nós esperamos uma resposta positiva do conselho de diretores da Monsanto", disse Baumann a repórteres em uma teleconferência, descrevendo as críticas de alguns investidores como "reação ignorante na imprensa" estimulada pelo elemento surpresa.

A Monsanto, que disse na semana passada que recebeu uma abordagem da Bayer, mas sem dar detalhes, ainda não fez comentários sobre a oferta. As ações da companhia norte-americana dispararam 9,5 por cento no pré-mercado.

(Por Maria Sheahan, Ludwig Burger e Patricia Weiss)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.