Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC do Japão deve cortar projeção de inflação no próximo ano fiscal para abaixo de 1%

Economia|

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão deve reduzir sua estimativa do núcleo da inflação ao consumidor do próximo ano fiscal para possivelmente abaixo de 1 por cento na próxima semana, disseram três fontes próximas à entidade.

Uma previsão mais baixa para refletir nova queda nos preços do petróleo seria uma forte correção em relação à atual estimativa do banco central de 1,4 por cento para o ano que começa em abril, ficando ainda mais longe da meta de 2 por cento.

Têm crescido as expectativas do mercado de que o banco central do Japão reduziria sua estimativa para a inflação, mas poucos analistas antecipam queda para abaixo de 1 por cento. Tal decisão deve reforçar as expectativas de que o BC vai expandir novamente seu forte programa de estímulo nos próximos meses.

Publicidade

Entretanto, as fontes disseram que o Banco do Japão deve manter sua estimativa para a inflação no ano fiscal de 2017 em 1,8 por cento, permitindo que argumente que o país ainda está a caminho de alcançar a meta, mesmo que em ritmo mais lento.

"Um forte corte na estimativa de inflação para o próximo ano fiscal deve-se inevitavelmente ao efeito do petróleo", disse uma das fontes sob condição de anonimato.

(Reportagem adicional de Yoshifumi Takemoto e Sumio Ito)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.