Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BC não fez mais leilões de linha agora porque não houve necessidade, diz Tombini

Economia|

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que não houve escassez de dólar pronto. Ele explicou a senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que o uso de leilões de linha - operações de venda de dólares com compromisso de recompra - têm o objetivo de corrigir mau funcionamento no mercado à vista. "Nos finais de ano há redução de liquidez. Não fizemos mais (leilões de linha) agora porque não houve necessidade, não houve essa disfuncionalidade do mercado. Tem de usar se for preciso, não vou usar para efeito de política monetária", disse Tombini.

Ptax

Na mesma audiência da CAE, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, garantiu aos senadores que a formação da taxa ptax no Brasil é "extremamente robusta". A ponderação dele ocorreu depois que parlamentares questionaram sobre possíveis manipulações por parte do mercado.

"Sabemos exatamente como ela está sendo formada e podemos comparar com o mercado. Qualquer dealer que mande informação errada é descredenciado", explicou. "No caso do BC, eu asseguro que não tem imprecisão. A gente poda os extremos dessa distribuição. Ela tem de ter aderência ao mercado", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.