Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bovespa tem alta guiada por ações da Petrobras e da Vale

Ibovespa subiu 0,56% e foi aos 49.053 pontos no pregão desta terça-feira

Economia|

Petrobras fechou com as preferenciais em alta de 3,3%
Petrobras fechou com as preferenciais em alta de 3,3% Petrobras fechou com as preferenciais em alta de 3,3%

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta terça-feira (5), guiado pelo avanço das ações da Petrobras e da Vale, mas o volume mais fraco sugere cautela dos investidores diante do quadro político ainda indefinido.

O Ibovespa subiu 0,56%, a 49.053 pontos. Mais cedo, o índice de referência do mercado acionário local chegou a recuar mais de 1%, pressionado também pelo exterior negativo, após ter caído 3,5% na véspera.

O giro financeiro do pregão alcançou R$ 5,69 bilhões, contra uma média diária superior a US$ 9 bilhões em março.

Profissionais do mercado destacam que a dificuldade de precificar os próximos movimentos do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff acaba deixando a Bovespa sem um viés firme, em particular após fortes ganhos em março.

Publicidade

Apesar de muitos agentes ainda considerarem maior a chance de uma mudança política, o quadro ainda bastante nebuloso à frente abre espaço para movimentos de realização de lucros e justifica posições mais comedidas. Mas, ao mesmo tempo, limita uma atuação mais defensiva diante de eventual rali no caso de um desfecho alinhado com as expectativas no mercado, de troca do comando do País.

O relatório sobre a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma será apresentado à comissão especial da Câmara dos Deputados na quarta-feira.

Publicidade

O Credit Suisse reiterou, em relatório, sua projeção de Ibovespa a 50 mil pontos, mas atribuiu chance de o índice chegar a 60 mil pontos no caso de avanço político e reformas estruturais subsequentes que poderiam reduzir os custos de capital.

Em Wall Street, os principais índices acionários recuaram com movimentos de realização de lucros após rali recente, com investidores se preparando para a safra de balanços que deve mostrar queda nos lucros.

Publicidade

Destaques

A Petrobras fechou com as ações preferenciais em alta de 3,3%, recuperando-se de perdas fortes na véspera, após negar no início da noite de segunda-feira uma iminente redução dos preços dos combustíveis. A volatilidade do preço do petróleo no mercado internacional também esteve no radar.

Os papéis da Vale encerraram com as preferenciais em alta de 3,27%, revertendo perdas da abertura e devolvendo parte das perdas da véspera. A Vale anunciou na segunda-feira a venda de sua fatia 26,87% na deficitária CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico) para a sócia alemã Thyssenkrupp.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.