Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Brasil está em um atoleiro", diz revista britânica

The Economist volta a colocar o País na capa e faz críticas à gestão da presidente Dilma

Economia|Do R7

Revista elogiou Levy e o chamou de "indispensável" para superar crise
Revista elogiou Levy e o chamou de "indispensável" para superar crise Revista elogiou Levy e o chamou de "indispensável" para superar crise

A última edição da revista inglesa de economia The Economist traz novamente o Brasil na capa. Dessa vez, uma passista de escola de samba aparece em um pântano, em meio a um lodo, com a manchete "Brasil no atoleiro".

A matéria questiona a postura da presidente Dilma Rousseff durante a campanha, alegando que "a presidente traçou um cenário rosa da sétima maior economia do mundo. Alegando que o pleno emprego, grandes lucros e ganhos sociais estavam ameaçados pelo nefasto neoliberalismo. E depois de dois meses, os brasileiros estão percebendo que lhes venderam falsas promessas".

A revista ainda diz que o Brasil está uma "bagunça" e que a estagnação econômica sentida em 2013 está se tornando um problema cada vez maior e que a alta da inflação está prejudicando os lucros.

A publicação ainda destaca o escândalo da Petrobras, envolvendo várias das maiores empresas do País, afirmando que isso ajudou a agravar cada vez mais o cenário econômico atual.

Publicidade

"A situação já seria dificil com um líder político forte. No entanto, a presidente do Brasil é fraca. Ganhou a eleição por uma margem mínima e sua base no Congresso já está ruindo".

A matéria ainda diz que Dilma perdeu a base de apoio dentro do seu próprio partido, devido à politica econômica do ministro da Fazenda Joaquim Levy.

Publicidade

Apesar das críticas, a revista, conhecida por seu cunho liberal-conservador, exalta o chefe da economia brasileira, exaltado como um dos "raros economistas liberais do Brasil".

A The Economist ainda afirma que Dilma tem que se apoiar em Levy para fazer a ponte entre o governo e Congresso e que é necessário "rever as arcaicas leis trabalhistas para recuperar a produtividade, cortando impostos e eliminando parte da burocracia".

No fim da matéria, a revista inglesa compara o Brasil com a Rússia, outro país dos BRICS que também está passando por graves dificuldades em 2015, e diz que pelo menos o Brasil conta com instituições democráticas consolidadas, mas que isso tudo pode ruir antes que todos se deem conta. Por fim, a publicação diz que "a hora de agir é agora". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.