Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil inicia 2º trimestre com crescimento de 0,46% em abril

Ritmo de expansão da economia brasileira está sob ameaça, após paralisação de caminhoneiros 

Economia|

Banco Central divulga índice que é prévia do PIB
Banco Central divulga índice que é prévia do PIB Banco Central divulga índice que é prévia do PIB

A economia brasileira ganhou impulso em abril, após contração no mês anterior, de acordo com dados do Banco Central, ritmo que está sob ameaça devido à greve dos caminhoneiros que prejudicou o abastecimento em todo o país no final de maio.

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), espécie de sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto), expandiu 0,46% em abril na comparação com o mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado pelo BC nesta sexta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,50%, na mediana das projeções de especialistas consultados. Em março, o IBC-Br havia recuado 0,5%, em dado revisado pelo BC após divulgar queda de 0,74%. Nos dois primeiros meses do ano, o indicador também apresentou resultados negativos.

Na comparação com abril de 2017, o IBC-Br cresceu 3,70%, enquanto que no acumulado em 12 meses apresentou expansão de 1,52%, ainda segundo o BC.

Publicidade

Os dados de abril do IBC-Br acompanham os resultados favoráveis da indústria, varejo e serviços. No mês, a produção industrial cresceu 0,8%, enquanto as vendas no varejo aumentaram 1 por cento e o setor de serviços teve seu primeiro resultado positivo no ano.

No primeiro trimestre, o PIB do Brasil acelerou ligeiramente o ritmo e registrou expansão de 0,4% em relação aos três meses anteriores, marcando o quinto período seguido no azul e favorecido pela agropecuária, segundo o IBGE.

Publicidade

O cenário positivo apontado pelo indicador do BC, entretanto, está ameaçado devido aos efeitos da paralisação da greve dos caminhoneiros, que afetou o abastecimento de combustíveis, alimentos e outros insumos em todo o país.

Além disso, o Brasil vive momento de incerteza com as eleições presidenciais, além de confiança abalada e desemprego elevado. As projeções para o crescimento da economia deste ano vêm sendo reduzidas por analistas e a pesquisa Focus realizada semanalmente pelo Banco Central aponta agora expectativa de 1,94%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.