Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Camex aprova, mas suspende, aplicação de compensação contra importações de aços planos da China

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta segunda-feira a aplicação de medidas compensatórias sobre importações de aços planos da China, mas, em decisão semelhante à tomada pelo órgão em janeiro, suspendeu a entrada em vigor dessas ações.

Segundo comunicado do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a suspensão da medida é uma "exceção" e a Camex vai monitorar as importações de aço plano chinês e, "em análise futura, poderá ocorrer a reversão da suspensão".

Em janeiro, a Camex decidiu não aplicar imediatamente medidas antidumping, como sobretaxas contra a importação de aços laminados a quente de quatro grupos siderúrgicos da China e um da Rússia.

Aços planos são usados na construção civil e na fabricação de autopeças e oleodutos, entre outros fins.

Publicidade

A Camex ponderou que apesar de aprovar a aplicação de medidas compensatórias, as importações de aços planos da China têm caído. Em 2017, as compras externas brasileiras de laminados planos originárias da China diminuíram 84,6 por cento em relação a 2016, afirmou o órgão no comunicado.

A decisão ocorre em um momento em que o Brasil tenta negociar cotas de exportação de aço e alumínio para os Estados Unidos, que decidiram em março criar sobretaxas de 25 por cento para o aço e de 10 por cento para o alumínio. O Brasil, segundo maior exportador de aço para os EUA, tem até junho para conseguir um acordo com os EUA.

Publicidade

None

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.