Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campos Neto: dívida é fator de risco que precisa ser endereçado com urgência

Economia|

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a abordar a situação da dívida bruta brasileira, em meio à crise provocada pelo novo coronavírus. Em evento virtual, ele pontuou que a dívida bruta brasileira - hoje na casa dos 90% do Produto Interno Bruto (PIB) - é a maior entre os países emergentes, atrás apenas de Angola e Líbia.

Segundo Campos Neto, a questão da dívida bruta precisará ser endereçada. "A dívida é um fator de risco que precisa ser endereçado com certa urgência", afirmou.

Campos Neto afirmou ainda que o Brasil realizou gasto "extraordinariamente alto" durante a pandemia do novo coronavírus, na comparação com os demais países emergentes. "Isso tem implicação para a área fiscal", ressaltou.

Durante a pandemia, de acordo com Campos Neto, o Brasil foi um dos poucos países que realizou mais transferências diretas para famílias que para empresas. Situação semelhante ocorreu na África do Sul.

Publicidade

Os programas de enfrentamento da crise, conforme o presidente do BC, elevaram a dívida bruta brasileira, com efeitos sobre o risco do País. "O fator risco é muito maior agora do que era depois da Segunda Guerra Mundial", afirmou, ao demonstrar gráfico com dados de vários países.

Campos Neto participa nesta quarta-feira, 25, do evento virtual "IV Painel Cooperativismo Financeiro", organizado pela cooperativa Sicoob Engecred.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.