Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cinco maiores bancos do Brasil anunciam criação de gestora de inteligência de crédito

A ideia é oferecer, no futuro, melhores condições de crédito para consumidores e empresas

Economia|Do R7, com Reuters

Febraban espera que, no futuro, a gestora de inteligência de crédito ajuda a diminuir a inadimplência e o superendividamento
Febraban espera que, no futuro, a gestora de inteligência de crédito ajuda a diminuir a inadimplência e o superendividamento Febraban espera que, no futuro, a gestora de inteligência de crédito ajuda a diminuir a inadimplência e o superendividamento

Os cinco maiores bancos brasileiros anunciaram nesta quinta-feira (21) a criação de uma GIC (gestora de inteligência de crédito) com o objetivo de formar um banco de dados para agregar informações cadastrais e de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal terão, cada um, 20% do capital da GIC, que será estruturada como uma sociedade anônima, disseram os bancos em comunicados. A LexisNexis Risk Solutions, da Relx Group, será a parceira técnica das instituições financeiras para a criação da GIC, que ainda necessita da aprovação de órgãos reguladores.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que, com autorização prévia dos clientes, as instituições de crédito repassarão dados cadastrais e de crédito de pessoas físicas e jurídicas à gestora de inteligência de crédito, que formará um perfil desses clientes. A ideia é que, no longo prazo, a criação da gestora proporcionará melhores condições na oferta e maior agilidade na liberação de operações de crédito com prazos e parcelas mais adequados à capacidade de pagamento e ao perfil de cada cliente.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

O presidente da Febraban, Murilo Portugal, explica que a gestora de inteligência de crédito abrirá oportunidades para desenvolver novas ferramentas que melhorem a eficácia das tomadas de decisões de crédito e de sua precificação, contribuindo também para a disseminação de boas práticas no mercado.

Publicidade

— No longo prazo, informações ampliadas e consolidadas provenientes da nova empresa favorecerão o crescimento do crédito em geral e beneficiarão toda a economia.

A expectativa da federação de bancos é a de que a gestora de inteligência de crédito e o consequente aperfeiçoamento da análise e gestão do crédito contribuam para a queda de spreads, da inadimplência e do superendividamento de clientes, o que trará benefícios para todos os consumidores. Com melhores condições de crédito, será possível ampliar o acesso da população às linhas de crédito disponíveis nas instituições financeiras.

A partir da assinatura do memorando de entendimento não vinculante entre os bancos, estima-se que a nova empresa levará cerca de quatro anos para realizar a estruturação tecnológica e geração de dados que viabilizem a operação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.