Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colheita de milho 2ª safra segue atrasada no Paraná; plantio de trigo avança

COMMODS-MILHO-TRIGO-PARANA:Colheita de milho 2ª safra segue atrasada no Paraná; plantio de trigo avança

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita da segunda safra de milho 2019/20 do Paraná se manteve em 2% da área plantada até segunda-feira, mesmo nível verificado na semana anterior e 4 pontos percentuais aquém do registrado em igual período do ano passado, indicaram dados do Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

Segundo o órgão do governo estadual, os trabalhos ainda são realizados em pequenas áreas que colhem o cereal mais cedo --especialmente Irati, no sul do Estado, e o núcleo de Campo Mourão.

"Devemos ter uma colheita com maior volume a partir da segunda quinzena deste mês", disse à Reuters o técnico do Deral, Edmar Gervásio.

Até este momento, a safra possui 42% de condição boa, além de 40% em nível médio e 18% em condição ruim, de acordo com números do departamento.

Publicidade

Na semana passada, quando registrou as primeiras áreas colhidas, o Paraná revisou para baixo a projeção da chamada "safrinha" --a principal de milho do Brasil--, passando a estimar 11,26 milhões de toneladas, cerca de 1 milhão de toneladas a menos que o previsto em abril.

O recuo na produção, que na comparação anual deve atingir 15%, é motivado especialmente pelas perdas resultantes de uma seca que atingiu o Estado, aliada ao plantio tardio após colheita também tardia de soja.

Publicidade

Nos últimos dias, porém, as chuvas chegaram ao Paraná em bom volume, disse Gervásio, o que deve contribuir para a parte final da temporada.

"Acredito que deve ser o suficiente para o final do ciclo, salvo algumas regiões mais ao norte."

Publicidade

TRIGO

O plantio de trigo 2019/20 no Paraná, por sua vez, atingiu 75% da área estimada, avançando 12 pontos percentuais na semana e ficando à frente dos 68% verificados no mesmo período do ano passado.

De acordo com os números do Deral, 77% das lavouras apresentam condições boas, ante 71% na semana passada. As áreas com condição ruim são apenas 4%.

Maior produtor do cereal no Brasil, o Paraná deve colher uma safra de 3,5 milhões de toneladas na atual temporada, avanço de 65% em relação ao ano anterior, quando a produção foi fortemente afetada por geadas e pela seca.

(Por Gabriel Araujo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.