Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com preços mais altos, vendas de gasolina e diesel caem no 1º trimestre, diz ANP

Desaceleração contribuiu para decisão da Petrobras de reduzir processamento de petróleo

Economia|

Houve recuo de quase 2% nas vendas de gasolina e diesel no período
Houve recuo de quase 2% nas vendas de gasolina e diesel no período Houve recuo de quase 2% nas vendas de gasolina e diesel no período

As vendas de gasolina e diesel no primeiro trimestre no Brasil apresentaram recuo de quase 2%, limitando o avanço do consumo total de combustíveis no País no período, informou nesta quarta-feira (6) a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O consumo de gasolina C, vendida nos postos (com mistura de etanol anidro), caiu 1,9% no primeiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2014 e o de óleo diesel recuou 1,8%, na mesma comparação.

A desaceleração da demanda por combustíveis no Brasil contribuiu para a decisão da Petrobras de reduzir o processamento de petróleo em suas refinarias, depois de ter registrado recordes de uso de capacidade em 2014.

Os preços da gasolina e do diesel foram reajustados ao final do ano passado, com esses produtos tendo sido comercializados no País no primeiro trimestre a valores superiores aos registrados no mercado externo, onde a cotação varia de acordo com o petróleo.

Publicidade

Dados da ANP mostram que houve uma queda do refino de petróleo no País de 6,7% no primeiro trimestre de 2015, ante o mesmo período de 2014, enquanto as importações de combustíveis subiram 4,2%.

De acordo com nota do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), publicada no mês passado, o avanço tímido do consumo total de combustíveis teve a contribuição do aumento da competitividade do etanol em relação à gasolina.

No primeiro trimestre, segundo a ANP, as vendas de etanol hidratado subiram 27% ante um ano antes. Já o consumo de querosene de aviação cresceu 1,9%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.