Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como saber se a declaração do IR 2022 caiu na malha fina?

Ao todo, 1.032.279 declarações foram retidas na malha fina, de acordo com a Receita, o que representa 2,7% do total

Economia|Do R7

A maior parte das declarações retidas é por omissão de rendimentos
A maior parte das declarações retidas é por omissão de rendimentos A maior parte das declarações retidas é por omissão de rendimentos

Nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, será aberta a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Com esse lote, a Receita conclui o pagamento de todas as restituições do exercício 2022 que não apresentaram inconsistência.

Ao todo, 1.032.279 declarações foram retidas na malha fina, de acordo com a Receita. O número representa 2,7% do total de 38.188.642 documentos entregues entre março e setembro deste ano. Os principais motivos para cair na malha fina são: 

41,9% — Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);

28,6% — Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução: despesas médicas);

Publicidade

21,9% — Divergência no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física — entre outros, falta de informação do beneficiário em Dirf e divergência entre o valor informado entre a DIRPF e a Dirf;

7,6% — São motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

Publicidade

Como saber se caiu na malha fina?

Entre no portal e-CAC pelo site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual.

Para acessar o portal, é possível seguir dois caminhos: criar um código de acesso (veja como criar um código neste link) ou entrar pela conta do portal gov.br (clique aqui para criar uma conta gov.br).

Publicidade

Já no portal, acesse o link "Meu Imposto de Renda", em que será possível conferir todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos.

Clique então no extrato de processamento e verifique se a declaração caiu na malha fina e o motivo. Em "Pendências de Malha", é possível saber se há ou não algum problema com sua declaração.

Se a declaração estiver com pendências, aparecerá assim:

Digite a legenda da foto aqui
Digite a legenda da foto aqui Digite a legenda da foto aqui

Ainda que a aba "Pendências de Malha" não informe nenhuma pendência no momento, a Receita lembra que esse fato não impede que, em razão de revisões posteriores, possa surgir alguma pendência, pois o cruzamento das informações é contínuo.

O que fazer se a declaração estiver com pendências?

Se a declaração tem pendências, ou seja, caiu na malha fina, há dois caminhos para solucionar a questão.

Se a declaração tiver erro ou omissão

Se a pendência decorre de erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, a solução é retificar a declaração.

Veja como fazer uma declaração retificadora

Se a declaração não tiver erro

Caso as informações declaradas estejam corretas, o contribuinte poderá:

a) aguardar a intimação ou a notificação pela Receita Federal; ou

b) apresentar digitalmente seus documentos comprobatórios, de forma espontânea, no e-CAC — Centro Virtual de Atendimento —, do sítio da Receita Federal.

Os três primeiros lotes de restituição foram pagos de maio a julho. Quem não recebeu a restituição ainda poderá ser beneficiado no último lote, no dia 30 de setembro. As liberações seguem a ordem da data de entrega da declaração. Quem não aparecer em nenhuma das listas estará com a declaração presa na malha fina.

O contribuinte só poderá fazer a correção de erros na declaração se não for intimado pela Receita.

Caso receba uma intimação, o contribuinte perderá o direito de corrigir espontaneamente a declaração.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.