Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Concessionária inicia obras nos terminais 1 e 2 do aeroporto de Guarulhos

Reestruturação permitirá que as áreas de circulação e corredores fiquem maiores

Economia|Da Agência Brasil

Reestruturação facilitará o trânsito dos usuários
Reestruturação facilitará o trânsito dos usuários Reestruturação facilitará o trânsito dos usuários (CLAYTON DE SOUZA/AE)

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos anunciou nesta segunda-feira (22) o início das obras da segunda fase do plano de investimentos em infraestrutura do terminal, com a ampliação das áreas de check-in, de esteiras de bagagem, saguões de embarque e desembarque e de centralização do setor de raio-X, onde são feitas inspeção de bagagem de mão e detecção de metal nos passageiros.

A reestruturação nos terminais 1 e 2 permitirá que as áreas de circulação e corredores fiquem maiores, o que facilitará o trânsito dos usuários.

O presidente do GRU Airport, Antonio Miguel Marques, explicou que as obras começam no início de outubro e devem ser encerradas no segundo semestre de 2016. Segundo ele, como o terminal está funcionando, a obra foi detalhadamente planejada para evitar distúrbios aos passageiros.

— Em alguns casos, o usuário sequer perceberá que o aeroporto está em obras. O planejamento foi cuidadoso. É uma obra que durará muito tempo, porque tem esse paralelismo com a operação.

Publicidade

Pesquisa mostra qual dia da semana a passagem aérea está mais barata

A obra está orçada em R$ 200 milhões, recursos que serão financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com liberação ao longo do processo. Marques salientou que, para as melhorias, todas as áreas administrativas serão removidas para outros locais.

Publicidade

— Temos escritórios da concessionária e de companhias aéreas em áreas pouco utilizadas. A intenção é que essas áreas passem a ser produtivas.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Na avaliação do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, Guarulhos é um dos principais aeroportos domésticos do país. Segundo ele, o resultado de pesquisas mensais sobre o aeroporto mostra que a avaliação dos passageiros é muito ruim.

— Por isso, nós e a concessionária achamos necessária a implementação do programa de reformulação e melhoria dos terminais 1 e 2, que servem aos voos domésticos. Queremos que os brasileiros tenham a mesma qualidade de serviço dos usuários dos voos internacionais.

Para Franco, as mudanças previstas melhorarão fisicamente o aeroporto, assim como a qualidade dos serviços e os preços da praça de alimentação, motivo de frequentes queixas dos usuários. Conforme o ministro, a pesquisa também indica numerosas reclamações contra a limpeza dos banheiros dos terminais. Por isso, salientou ser essa a razão da inclusão dos sanitários no projeto de melhorias do aeroporto.

— O passageiro é o cliente. Ele tem de ter serviço de qualidade. Quando entramos em um aeroporto, podemos deixar de comprar roupas, joias e livros, mas sempre precisamos de alimentação e de banheiro. Então, é fundamental a qualidade do banheiro e concorrência nas praças de alimentação, de modo que os preços sejam compatíveis com o mercado.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.