Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança da indústria avança e tem maior patamar desde janeiro

Terceira alta consecutiva do indicador ocorre mesmo com a desaceleração do otimismo para os próximos meses, aponta FGV

Economia|Do R7

Confiança da indústria figura aos 108,4 pontos
Confiança da indústria figura aos 108,4 pontos Confiança da indústria figura aos 108,4 pontos

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) subiu 0,8 ponto em julho e alcançou os 108,4 pontos. O patamar atingido é o maior desde janeiro (111,3 pontos), de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (28), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Com a terceira alta consecutiva, o indicador cresceu 1,6 ponto no trimestre encerrado em julho, na comparação com os três meses anteriores.

Para Claudia Perdigão, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), o resultado positivo ocorre com uma “acomodação” das avaliações sobre o momento atual, mas com desaceleração do otimismo para os próximos meses.

“As empresas ainda enfrentam um cenário de escassez de insumo possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica que tendem a limitar uma alta mais expressiva da confiança nos próximos meses”, aponta ela.

O resultado do mês é influenciado por uma acomodação da situação atual e melhora do otimismo em relação aos próximos meses. Após cinco quedas consecutivas, o ISA (Índice Situação Atual) subiu pela segunda vez variando 0,5 ponto, para 111,8 pontos. O IE (Índice de Expectativas), por sua vez, subiu 0,9 ponto para 104,9 pontos, o terceiro mês de alta consecutiva. Ambos retornam ao patamar de janeiro desse ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.