Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança do comércio cai no trimestre finalizado em julho, aponta FGV

Índice de Confiança do Comercio registrou queda de 6,3% e fechou o trimestre em 113,4 pontos

Economia|

Em junho, a taxa trimestral interanual ficou negativa em 6,4%
Em junho, a taxa trimestral interanual ficou negativa em 6,4% Em junho, a taxa trimestral interanual ficou negativa em 6,4%

O Icom (Índice de Confiança do Comércio), divulgado nesta quinta-feira (31), pela FGV (Fundação Getulio Vargas), caiu 6,3% no trimestre encerrado em julho, na comparação com igual período de 2013. No trimestre até julho, o Icom ficou em 113,4 pontos. Em igual período de 2013, o indicador havia ficado em 121,1 pontos.

Em junho, a taxa trimestral interanual ficou negativa em 6,4%. Em nota oficial, a FGV avaliou o resultado.

— Passado o período de intensificação da desaceleração do setor em função dos feriados relacionados à Copa do Mundo, as empresas parecem esperar alguma recuperação no volume de vendas ao longo dos próximos meses. O cenário, embora factível, não altera o quadro de baixo crescimento que vem caracterizando o comércio em 2014.

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Publicidade

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

O resultado decorreu da combinação de piora do quadro atual e melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O IE-Com (Índice de Expectativa) caiu 4,7% no trimestre até julho ante igual período de 2013. Até junho deste ano, a queda era de 6,0%, na mesma base.

Publicidade

O ISA- Com (Índice da Situação Atual), por sua vez, teve queda de 8,9% nos três meses até julho em relação a igual período do ano passado. Em junho, a variação trimestral havia sido de -7,1% na mesma comparação. Na média de maio a julho, 12,5% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 15,7% em igual período do ano anterior), e 28,1% como fraca (contra 23,0% na mesma base).

A coleta de dados para a edição de julho da sondagem foi realizada entre os dias 01 e 25 deste mês e obteve informações de 1.209 empresas.

Publicidade

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.