Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança do setor de serviços cai em setembro, aponta FGV

ICS atingiu o menor nível desde março de 2009 e se manteve abaixo de sua média histórica

Economia|

A piora do ICS foi determinada principalmente pela situação atual
A piora do ICS foi determinada principalmente pela situação atual A piora do ICS foi determinada principalmente pela situação atual

O ICS (Índice de Confiança de Serviços) recuou 3,2% na passagem de agosto para setembro, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas), nesta quarta-feira (1º). O indicador saiu de 104,0 pontos para 100,7 pontos no período.

A piora do ICS foi determinada principalmente pela situação atual, embora as expectativas também tenham piorado.

O ISA-S (Índice de Situação Atual) teve queda de 6,2%, para 82,0 pontos — o menor nível de toda a série, iniciada em junho de 2008 —, depois de avanço de 0,8% em agosto. Já o IE-S (Índice de Expectativas) caiu 1,0% em setembro, para 119,4 pontos, após queda de 5,7% na mesma base.

Leia mais sobre Economia

Publicidade

Em nota, a FGV comentou o resultado, que atingiu o menor nível desde março de 2009 (100,4 pontos) e se manteve abaixo de sua média histórica, que é de 122,5 pontos. Em agosto, o índice já havia recuado 3,1%.

— A queda da confiança do Setor de Serviços no terceiro trimestre decorre principalmente de avaliações desfavoráveis sobre o contexto atual, embora as perspectivas para os próximos meses continuem pessimistas. Entre o segundo e o terceiro trimestres, o índice de confiança caiu 5,3%, com as avaliações sobre a situação atual recuando 10,2% e as expectativas cedendo 1,5%, reforçando os sinais de um cenário de baixo crescimento até o final do ano.

Publicidade

A coleta de dados para a edição de setembro da sondagem foi realizada entre os dias 02 e 26 deste mês e obteve informações de 2.055 empresas.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.