Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança econômica da zona do euro sobe pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia

Indicador foi para 95,8 em dezembro, após desabar desde a máxima de 114 pontos atingida em fevereiro de 2022

Economia|

Há mais otimismo em todos os setores da economia europeia
Há mais otimismo em todos os setores da economia europeia Há mais otimismo em todos os setores da economia europeia

A confiança econômica da zona do euro melhorou em dezembro pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, mostraram dados da Comissão Europeia revelados nesta sexta-feira (6), com mais otimismo em todos os setores da economia e uma queda acentuada nas expectativas de inflação.

O índice mensal de confiança econômica da Comissão subiu de 94 para 95,8 pontos na passagem entre novembro e dezembro de 2022, o primeiro movimento ascendente após o recuo da máxima de 114 pontos alcançada em fevereiro, o mês em que a Rússia invadiu a Ucrânia.

A confiança na indústria melhorou e avançou de -1,9 para -1,5 pontos, e, no setor de serviços, que exerce o maior peso para o crescimento da zona do euro, mais que dobrou, de 3,1 para 6,3 pontos. Consumidores, varejistas e a indústria de construção também estavam mais otimistas, o que mostra que a desaceleração econômica esperada nos últimos três meses de 2022 e nos primeiros três meses de 2023 deve ser superficial.

Também as expectativas de inflação para os próximos 12 meses entre os consumidores caíram de forma acentuada em dezembro, para 23,7 pontos, de 29,9 pontos em novembro, e as expectativas de preços de venda dos fabricantes caíram para 38,4 pontos, de 40,4 em novembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.