Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança econômica na zona do euro fica estável em março

Economia|

BRUXELAS (Reuters) - A confiança econômica na zona do euro ficou praticamente inalterada em março contra expectativa de alta, com queda nas confianças da indústria e de serviços, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela União Europeia.

A pesquisa mensal de confiança da Comissão Europeia mostrou que o índice geral para o bloco caiu para 107,9 pontos em março de 108,0 em fevereiro, permanecendo entretanto bem acima da média de longo prazo de 100,0.

Economistas consultados pela Reuters esperavam leve aumento para 108,3 pontos em março, após dados fortes do setor privado em fevereiro.

O indicador de confiança empresarial, que aponta para a fase do ciclo empresarial, ficou estável em 0,82 pontos em março na comparação mensal, permanecendo no nível mais alto desde junho de 2011 mas abaixo da expectativa de mercado de aumento para 0,86.

Publicidade

A ligeira queda na confiança econômica geral deveu-se principalmente ao menor otimismo no setor de serviços, o maior na economia da zona do euro, cujo índice caiu para 12,7 de 13,9 pontos, e na indústria, que recuou para 1,2 ponto de 1,3 ponto em fevereiro.

A queda na confiança nos dois principais setores econômicos do bloco foi parcialmente compensada por maior otimismo entre os consumidores, cuja leitura foi de -5,0 pontos, contra -6,2 em fevereiro.

(Reportagem de Francesco Guarascio e Philip Blenkinsop)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.