Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Consumidor já pode reclamar de telefônicas por aplicativo de celular

Anatel lançou dispositivo gratuito para sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone

Economia|Do R7

Consumidor que tiver problemas com operadora de telefonia pode reclamar para agência do governo via aplicativo de celular
Consumidor que tiver problemas com operadora de telefonia pode reclamar para agência do governo via aplicativo de celular Consumidor que tiver problemas com operadora de telefonia pode reclamar para agência do governo via aplicativo de celular

O consumidor que vive com problemas com as operadoras de telefonia fixa e móvel no Brasil já pode fazer suas reclamações diretamente pelos smartphones.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou nesta sexta-feira (26) o "Anatel Consumidor", que permite registrar e acompanhar, em celulares e tablets, reclamações contra as empresas de telecomunicações.

O brasileiro também poderá acompanhar sugestões e pedidos de informação e tem acesso a uma seção para tirar dúvidas — a já conhecida área das Perguntas Frequentes.

Gratuito, o aplicativo está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos. O “Anatel Consumidor” é o segundo aplicativo oficial da Anatel — primeiro foi o "Anatel Serviço Móvel".

Publicidade

Elisa Leonel, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, informou que "está mais fácil registrar uma reclamação na Anatel”.

— Mas é fundamental que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet. É a operadora, afinal, que tem a obrigação de atender bem ao consumidor, respeitar o contrato que firmou com ele e atender às regras do setor.

Publicidade

Para baixar o aplicativo para Android, clique aqui

Para baixar o aplicativo para iOS, clique aqui

Publicidade

Para baixar o aplicativo para Windows Phone, clique aqui

No entanto, Elisa avisa que “a Agência só deve ser acessada caso o atendimento da prestadora não resolva a situação. Por isso, é fundamental que o consumidor anote e guarde os números de protocolos de atendimento que a empresa lhe fornecer" .

O presidente da Anatel, João Rezende, disse que "trata-se de mais uma iniciativa para permitir que o consumidor exerça seus direitos com maior praticidade e rapidez”.

— A nossa intenção é que a internet seja, nos próximos anos, o principal canal de atendimento da Anatel.

Reclamações

Em 2014, houve cerca de 2,8 milhões de reclamações contra as prestadoras de serviços em telecomunicações. Neste ano, até 2015, o número ultrapassou 1,5 milhão de reclamações — sendo que 63% delas são registradas pela Central de Atendimento Telefônico da Agência (telefone 1331) e 37% pela internet no sistema Fale Conosco (disponível em www.anatel.gov.br/consumidor).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.