Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuinte pode deduzir até R$ 3.561,50 em gastos com educação

Não podem ser deduzidas despesas com uniforme, transporte, material escolar e didático

Economia|Joyce Carla, do R7

É possível deduzir os pagamentos de despesas com instrução tanto do próprio contribuinte como de seus dependentes
É possível deduzir os pagamentos de despesas com instrução tanto do próprio contribuinte como de seus dependentes É possível deduzir os pagamentos de despesas com instrução tanto do próprio contribuinte como de seus dependentes

Quem teve gastos com educação ao longo do ano passado pode deduzir os valores no IR (Imposto de Renda). Esses valores, no entanto, são limitados pela Receita Federal. Na declaração deste ano, é possível deduzir, no máximo, R$ 3.561,50.

O coordenador do curso de ciências contábeis do Centro Universitário Newton Paiva, Robsney Gonçalves, explica que é possível deduzir os pagamentos de despesas com instrução tanto do próprio contribuinte como de seus dependentes relacionados na declaração, inclusive de alimentandos, em razão de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou por escritura pública.

— Os gastos aceitos pela Receita são aqueles que foram efetuados a estabelecimentos de ensino, como educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio, educação superior (graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado) e a educação profissional (ensino técnico e tecnológico).

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

De acordo com a Receita Federal, não se enquadram no conceito de despesas com instrução, por exemplo, as efetuadas com uniforme, transporte, material escolar e didático, com a aquisição de máquina de calcular e microcomputador.

Publicidade

O contribuinte pode deduzir despesas de instrução com filho ou enteado dependente?

Sim, até 21 anos, ou até 24 anos, se o filho ou enteado estiver cursando estabelecimento de nível superior ou escola técnica de segundo grau. Caso o dependente tenha rendimentos próprios, estes devem ser somados aos do responsável na declaração anual.

Publicidade

Pago a escola de meu sobrinho. Posso deduzir esse gasto no IR?

Não. Só podem ser deduzidos gastos com dependentes, e seu sobrinho não é seu dependente, a menos que você tenha a guarda legal dele.

Saiba o que são rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte

Salário, comissão e aposentadoria são exemplos de rendimentos tributáveis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.