Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CVM rejeita acordo em caso envolvendo manipulação de mercado na Mundial

Economia|

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) rejeitou uma nova proposta de termo de compromisso apresentada por Marco Beltrão Stein, agente autônomo acusado de participar de um esquema envolvendo ações da Mundial S.A. Sem um acordo, o caso deve ser levado a julgamento pela autarquia.

A Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários do órgão regulador do mercado de capitais abriu investigações após detectar oscilações atípicas dos papéis da empresa no período de julho de 2010 a julho de 2011. Na análise, identificou operações com características de manipulação de mercado e negociação com uso de informação privilegiada, realizadas por um grupo de investidores capitaneado por Rafael Ferri e supostamente com a participação de agentes autônomos de investimento relacionados com o diretor presidente e de Relações com Investidores da Mundial, Michael Ceitilin. Stein seria um deles. Ele é acusado de realizar operações em seu nome para clientes, em prática de manipulação.

Em 2013 uma outra proposta de acordo havia sido negada. Agora, Stein se comprometeu a cancelar seu registro de agente autônomo e pagar R$ 20 mil. Para o regulador, entretanto, o caso tem particularidades que demandam um pronunciamento do colegiado em julgamento, para orientar as práticas do mercado financeiro. Além de Stein, Ferri e Ceitilin também são acusados pela CVM no mesmo processo.

Em 2011, a Mundial protagonizou um dos maiores escândalos do mercado de capitais brasileiro, que ficou conhecido como a "bolha do alicate". O caso levou o Ministério Público Federal (MPF) a denunciar dez pessoas por manipulação de mercado, uso de informação privilegiada e formação de quadrilha. A movimentação atípica das ações da Hercules, fabricante de talheres do mesmo grupo, também já foi investigada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.