Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defeito logo após fim da garantia estimula compra de produto novo, diz pesquisa

Segundo a Proteste, consumidor adiaria a compra se não tivesse que pagar pelo reparo

Economia|Do R7

levantamento contabilizou que para a maioria dos entrevistados (62%), o defeito se verificou pouco depois de a garantia terminar
levantamento contabilizou que para a maioria dos entrevistados (62%), o defeito se verificou pouco depois de a garantia terminar levantamento contabilizou que para a maioria dos entrevistados (62%), o defeito se verificou pouco depois de a garantia terminar

Entre os eletrônicos e eletrodomésticos comprados no Brasil, 45% apresentam defeito antes de completarem dois anos de uso. As câmeras fotográficas, os computadores e os tablets aparecem no topo da lista de quebras no período, o leva a 74% dos consumidores preferir a substituição por um novo, sem ir atrás das assistências técnicas.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela Proteste sobre a percepção dos sobre a durabilidade dos eletrodomésticos e eletrônicos.

O levantamento contabilizou que para a maioria dos entrevistados (62%), o defeito se verificou pouco depois de a garantia terminar e que mesmo quem procurou por uma assistência técnica antes de comprar outro produto, não optou pelo conserto (81%), pois o preço cobrado pelo serviço era muito elevado.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Publicidade

A pesquisa realizada entre 13 de junho a 18 de julho último, em todo o País, envolveu domicílios em que pelo menos um produto eletrônico ou eletrodoméstico tivesse sido comprado nos últimos doze meses, dentre eles: ar-condicionado, câmera fotográfica, celular, computador, ferro de passar, fogão, micro-ondas, geladeira, impressora, lavadora, liquidificador, secador de cabelo, tablet, televisão e ventilador.

Os respondentes pertencem às classes A, B e C, sendo que a maioria deles (80%) tem mais de 30 anos de idade. Grande parte dos entrevistados (70%) é do sexo feminino.]

Publicidade

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Para 60% dos entrevistados que compraram outro produto e decidiram manter aquele que deu defeito em casa, a razão para tal é a esperança de um dia tê-lo consertado. Porém, mesmo com boa vontade, nem sempre isto é possível, pois eles não encontram peças de reposição no mercado.

Publicidade

De acordo com a lei, os fabricantes deveriam oferecer peças durante toda a vida útil dos aparelhos. Aqueles menores, como secadores de cabelo e ventiladores, são os que mais ficam sem conserto nas casas dos consumidores após serem substituídos.

A pesquisa também apontou que televisão e celular foram os produtos mais comprados no último ano.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.