Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diesel segue em alta nos postos, diz ANP; gasolina cai pela 2ª semana

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do diesel, combustível mais utilizado do Brasil, subiram novamente nos postos do país, na oitava semana consecutiva de alta, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira, enquanto a gasolina recuou pela segunda semana.

O levantamento da ANP apontou aumento de 0,24% em média nas cotações do diesel, para 3,712 reais por litro, no mesmo dia em que a estatal Petrobras anunciou corte de cerca de 1,5% no preço do combustível em suas refinarias.

A última vez em que a Petrobras havia reajustado o diesel havia sido em 19 de setembro, com uma alta de 4,2% na sequência de fortes altas no preço internacional do petróleo após ataques a instalações da estatal saudita Aramco, ocorridos em 14 de setembro.

O recuo no diesel da estatal nesta sexta-feira veio após o petróleo ter devolvido ganhos, em meio a política de preços da companhia que segue as cotações internacionais da commodity e o câmbio.

Publicidade

Mas os repasses dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final, nos postos, não são imediatos e ainda dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Na gasolina, os preços tiveram leve recuo, de 0,02%, para 4,378 reais por litro, em média, após terem caído também na semana anterior.

Publicidade

O mais recente movimento da Petrobras nas cotações da gasolina foi uma elevação de 2,5%, em 27 de setembro.

Já o etanol, concorrente da gasolina nas bombas, também avançou, para 2,927 reais por litro (+0,83%).

Publicidade

None

(Por Luciano Costa)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.