Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois em cada três brasileiros são a favor do certificado de vacinação

Pesquisa da CNI mostra que 66% dos entrevistados têm medo de conviver com pessoas que não tomaram a vacina

Economia|Do R7

Apenas 18% das pessoas tiveram que comprovar vacinação em lugares públicos, diz pesquisa
Apenas 18% das pessoas tiveram que comprovar vacinação em lugares públicos, diz pesquisa Apenas 18% das pessoas tiveram que comprovar vacinação em lugares públicos, diz pesquisa

Pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) revela que dois em cada três brasileiros (66%) têm medo de conviver diariamente com pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina contra a Covid-19.

Para 65% dos entrevistados, os estabelecimentos comerciais e outros lugares deveriam exigir o comprovante de vacinação como condição para os clientes entrarem nos locais. Apenas 22% são contra essa prática. Os dados mostram, no entanto, que essa exigência ainda não está disseminada. Só 18% das pessoas tiveram de comprovar a vacinação em algum dos lugares que frequentaram nos últimos três meses.

65% dos entrevistados são a favor da exigência de comprovante de vacinação
65% dos entrevistados são a favor da exigência de comprovante de vacinação 65% dos entrevistados são a favor da exigência de comprovante de vacinação

“O crescimento econômico, a geração de emprego e renda serão mais intensos na medida em que conseguirmos acabar com a pandemia. A vacinação em massa foi determinante para contermos a disseminação do vírus. Nesse sentido, a CNI apoia todas as medidas que ajudam no combate à Covid-19”, comentou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Ele reforça que, quanto mais a população e o setor produtivo se sentirem seguros, melhor o ambiente de negócios para a retomada da economia.

Este quadro mostra qual o nível de temor de conviver diariamente com pessoas que não tomaram vacina
Este quadro mostra qual o nível de temor de conviver diariamente com pessoas que não tomaram vacina Este quadro mostra qual o nível de temor de conviver diariamente com pessoas que não tomaram vacina

Medo de frequentar lugares públicos é menor entre os não vacinados

As pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina são aquelas que têm menos medo de frequentar lugares públicos. Enquanto 65% dos brasileiros totalmente imunizados têm algum temor de ir a shows e eventos, o percentual cai para 39% entre aqueles que não tomaram nenhuma dose do imunizante. No geral, essa é a atividade que mais desperta algum tipo de temor entre os entrevistados, considerando imunizados ou não. Sessenta e um por cento deles afirmam que têm medo muito grande (16%), grande (22%) ou médio (23%) de ir a shows ou eventos. O trabalho presencial é a atividade que menos assusta os entrevistados: 23% afirmam que têm medo muito grande (8%) ou grande (15%) e 27% dizem que o medo é médio.

Publicidade
Este quadro mostra o nível de medo que as pessoas ainda têm de frequentar determinados lugares
Este quadro mostra o nível de medo que as pessoas ainda têm de frequentar determinados lugares Este quadro mostra o nível de medo que as pessoas ainda têm de frequentar determinados lugares

A maior parcela da população é a favor da obrigatoriedade do uso de máscara

Em meio à discussão sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, 49% da população se manifesta contra a queda da exigência do uso desse equipamento de proteção e 39% são favoráveis às medidas que tornam o uso de máscara facultativo. Dez por cento não são nem a favor nem contra, e 2% não sabem responder. Os não vacinados são os mais favoráveis ao fim da obrigatoriedade de máscara. Entre eles, o percentual é de 50% ante 38% daqueles que estão totalmente imunizados.

O mesmo comportamento é observado em relação ao uso de máscara atualmente. Enquanto 59% dos brasileiros totalmente imunizados usam esse equipamento de proteção em locais abertos e fechados, o percentual cai para 29% entre aqueles que não tomaram nenhuma dose de vacina. A pesquisa da CNI entrevistou 2.016 brasileiros com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da Federação entre os dias 18 e 23 de novembro. A margem de erro no total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.