Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

E-commerce tem aumento de 18,5% nas vendas na Semana do Brasil

Segundo levantamento da Cielo, os detaques foram cosméticos (19,8%), eletrodomésticos (12,6%), supermercados (4,5%) e vestuário (6,1%)

Economia|Do R7

Comerciante arruma vitrine com cartaz da campanha
Comerciante arruma vitrine com cartaz da campanha Comerciante arruma vitrine com cartaz da campanha

Os dez dias de promoções da Semana do Brasil, realizada de sexta-feira (6) a domingo (15), tiveram um aumento nas vendas online de 18,5%, comparando com a média diária de outras semanas. Já o crescimento total do varejo (físico e e-commerce) foi de 7,9%, segundo levantamento realizado pela Cielo.

Na comparação com o mesmo período de 2018, o crescimento total do varejo foi um pouco maior, de 11,3%. Os detaques, de acordo com a pesquisa da Cielo, foram cosméticos (19,8%), móveis e eletrodomésticos (12,6%), supermercados (4,5%) e vestuário e artigo esportivo (6,1%). 

A chamada "Black Friday brasileira" foi uma iniciativa do governo federal para movimentar a economia brasileira, por meio de descontos e promoções aos consumidores.

Mais de 4,5 mil empresas participam da iniciativa, uma parceria da Secom com o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e, nos últimos meses, segmentos do varejo, comércio e serviços foram mobilizados.

Publicidade

"Por ser a primeira vez que foi realizada, a Semana do Brasil registrou bons resultados", afirma o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto. Ele explica que na primeira edição da Black Friday no Brasil, em 2010, quando a economia estava mais acelerada, o aumento do varejo foi de 14%. "Não foi de primeira que o evento teve aderência. Por isso, a Semana do Brasil, tem potencial para crescer."

Crescimento em julho

O resultado do varejo já havia surpreendido em julho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio cresceu acima do esperado pelos analistas do mercado financeiro, com uma alta de 1% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.