Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economia mundial fechará 2017 com maior expansão dos últimos 6 anos

Relatório da ONU prevê um avanço de 3% das riquezas globais neste ano

Economia|Da Agência Brasil

ONU prevê estabilidade econômica para 2018
ONU prevê estabilidade econômica para 2018 ONU prevê estabilidade econômica para 2018

Um relatório das Nações Unidas lançado esta segunda-feira (11), em Nova York, indica que este ano a economia mundial ganhou força com a diminuição das fragilidades associadas à crise financeira global e teve o maior crescimento desde 2011.

O documento prevê um avanço de 3% em 2017, que deve continuar estável no próximo ano, segundo Desa (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU). A informação é da ONU News.

O estudo destaca que a melhora na situação econômica global oferece uma oportunidade aos países para se concentrarem em criar políticas sobre questões de longo prazo. Entre elas, o crescimento econômico de baixo carbono, a redução das desigualdades, a diversificação econômica e a eliminação de barreiras profundas que dificultam o desenvolvimento.

Por que um Prêmio Nobel de Economia acredita que o bitcoin deve ser proibido

Publicidade

De forma geral, "as condições de investimento melhoraram num contexto de baixa volatilidade financeira, redução de fragilidade no setor bancário, recuperação em vários setores de commodities e uma previsão macroeconômica global mais sólida", aponta o documento.

Incertezas

Publicidade

Já as razões que podem afetar de forma negativa os investimentos incluem incertezas sobre política comercial, impacto do ajuste do balanço nos principais bancos centrais, o aumento da dívida e os riscos financeiros de longo prazo.

Expectativa para 2018: economia dá sinais de reação

Publicidade

Para o Desa, 2017 também foi marcado por mercados financeiros globais "incrivelmente dinâmicos". No entanto, essas condições ocorrem ao mesmo tempo em que existem “vários riscos persistentes e incertezas no sistema financeiro global".

O relatório destaca haver muitas economias em desenvolvimento e em transição que continuam a ser vulneráveis e a correr riscos. Esses fatores incluem contração desordenada nas condições de liquidez globais e a retirada repentina de capital.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.