Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economias mais ricas prometem evitar desvalorização das moedas para obter vantagens competitivas

Compromisso foi divulgado pelo ministério das finanças do Japão após reunião do G7

Economia|

G7 sinalizou ainda a cautela em relação a uma economia mundial moderada
G7 sinalizou ainda a cautela em relação a uma economia mundial moderada G7 sinalizou ainda a cautela em relação a uma economia mundial moderada

As sete economias mais ricas do mundo reafirmaram a promessa de evitar desvalorizar suas moedas para obter vantagens competitivas. O compromisso foi firmado no final da reunião do G7 e divulgada, em comunicado, pelo ministério das finanças do Japão.

Os ministros das finanças e presidentes de bancos centrais do grupo, que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo, "reafirmaram a existência no G7 de acordos cambiais, incluindo a não busca por alvos", informava o comunicado.

Durante os dois dias de encontro dos líderes na cidade de Sendai no Japão, os membros sublinharam a importância de todos os países evitarem a desvalorização competitiva, segundo o documento. O grupo, contudo, concordou que "o excesso de volatilidade e movimentos desordenados do câmbio podem trazer implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira".

O G7 sinalizou ainda, segundo o comunicado, a cautela em relação a uma economia mundial moderada, dizendo que "incertezas em relação às perspectivas mundiais têm crescido". O grupo também destacou que observa riscos na expansão mundial, o que inclui "o choque da potencial saída do Reino Unido da União Europeia".

Publicidade

Ao final da reunião dos líderes, que teve início na última quinta-feira (19), o presidente do BoJ (Banco do Japão), Haruhiko Kuroda, reiterou que os bancos centrais das sete nações que compõem o G7 concordaram em orientar suas políticas monetárias de maneira "consistente".

— Falando sobre política monetária, eu acredito que nós confirmamos que deve ser consistente com o mandato dos bancos centrais e continuará a suportar as atividades econômicas e estabilidade de preços.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.