Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresas de alimentos terão de criar sistema para agilizar recall

Novas normas não impedem o recolhimento dos produtos em caso de descumprimento

Economia|

Norma aprovada nesta terça entra em vigor dentro de 180 dias
Norma aprovada nesta terça entra em vigor dentro de 180 dias Norma aprovada nesta terça entra em vigor dentro de 180 dias

Empresas de alimentos terão de criar um sistema de rastreabilidade para tornar mais ágil a retirada do mercado de produtos que ofereçam riscos à saúde. Além do sistema que permita identificar onde o produto está, as empresas terão de ter um plano de recolhimento, disponível tanto para seus funcionários quanto para autoridades sanitárias.

As regras fazem parte de uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre recall de alimentos, aprovada nesta terça e que entra em vigor dentro de 180 dias.

A norma deixa clara a obrigação das empresas de comunicar para consumidores e para própria agência eventuais problemas relacionados a seus produtos. O sistema de recall prevê que todas as empresas da cadeia de alimentos mantenham registros de fornecedores de seus produtos e empresas para as quais vendeu.

Diante da constatação de qualquer problema que represente risco à saúde do consumidor ou a necessidade de um recall, a empresa fica obrigada a comunicar à Anvisa.

Publicidade

As novas normas, no entanto, não impedem que a própria Anvisa determine o recolhimento caso ele não seja feito voluntariamente pela empresa interessada.

Em 2014, foram realizadas 120 campanhas de recolhimento de produtos no Brasil, seis referentes a alimentos. Um número muito menos expressivo do que o apresentado nos Estados Unidos. No mesmo ano, 396 processos de recolhimento foram feitos, 278 de alimentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.