Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Encontro em Madri vai revisar negociações entre UE e Mercosul

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços estará em reunião na capital da Espanha

Economia|Do R7

Antes de chegar à Espanha, ministro Marcos Pereira (direita) esteve em Portugal onde se reuniu com o ministro da Economia do país, Manuel Caldeira Cabral (foto)
Antes de chegar à Espanha, ministro Marcos Pereira (direita) esteve em Portugal onde se reuniu com o ministro da Economia do país, Manuel Caldeira Cabral (foto) Antes de chegar à Espanha, ministro Marcos Pereira (direita) esteve em Portugal onde se reuniu com o ministro da Economia do país, Manuel Caldeira Cabral (foto)

Uma reunião em Madri, nesta segunda-feira (3), deverá revisar as negociações entre o Mercosul e a União Européia. Representantes de ambos os blocos estarão presentes, incluindo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, Marcos Pereira.

Durante a manhã, o ministro fará um seminário com o tema O livre comércio como motor do crescimento Futuro: Acordo UE-MERCOSUL.  Em seguida, participará da reunião com a Comissária de Comércio da EU, Cecília Malmström, ao lado de outros ministros do Mercosul presentes.

Além de Pereira, estão presentes ao encontro os ministros das relações exteriores da Argentina, Jorge Marcelo Faurie; do Paraguai, Eladio Loizaga; e do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa. O encontro será realizado na Casa da América de Madri.

De acordo com a Agência EFE, em maio de 2016, aconteceu a apresentação das propostas comerciais entre o Mercosul e a UE e desde então as partes tentam chegar a um acordo sobre os diferentes aspectos em diversas rodadas de negociação.

Publicidade

As conversas sobre este amplo acordo de associação, que inclui um tratado de livre-comércio, começaram em 1999, mas após uma infrutífera primeira troca de ofertas de acesso a mercados em 2004 ficaram paralisadas até 2010.

A comissária e os ministros exporão seu ponto de vista sobre o estado das negociações, em um seminário que também dará voz a empresários com presença em ambas as regiões e que será encerrado pelo titular espanhol de Economia, Luis de Guindos.

Publicidade

Sobre esses contatos, a secretária de Estado espanhola de Comércio, Marisa Poncela, disse ser possível fechar um acordo antes de final de ano graças ao impulso dado às negociações pela comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmström, e apesar das reticências de alguns países membros da União.

Uma terceira rodada de negociações está prevista para julho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.