Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EXCLUSIVO-Light prepara oferta de ações de pelo menos R$2 bi, dizem fontes

Economia|

Por Carolina Mandl e Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica Light está preparando uma oferta de ações que deve envolver ao menos 2 bilhões de reais e pode ser divulgada ainda nesta segunda-feira, disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.

A operação deve envolver a venda de novas ações e de parte da fatia da estatal mineira Cemig na companhia, disseram as fontes, que falaram sob a condição de anonimato porque o negócio ainda não é público.

A Cemig possui 49,99% da Light e colocou sua participação na elétrica entre ativos que podem ser vendidos em seu plano de desinvestimentos.

Publicidade

A Cemig deve buscar vender pelo menos 200 milhões de reais de suas ações na empresa, afirmaram duas das fontes.

A venda do lote primário tem como principal objetivo reduzir o elevado endividamento da Light -- a companhia fechou o primeiro trimestre com alavancagem de 3,7 vezes, se considerada a relação entre geração de caixa e dívida líquida.

Publicidade

Uma das fontes disse que a Cemig pode aumentar o volume de suas ações da Light a serem vendidas na oferta de acordo com a demanda, ou mesmo em um segundo momento.

"Nessa hora, a prioridade é capitalizar a companhia. A Cemig pode vender depois...ou pode vender mais, dependendo do apetite", afirmou.

Publicidade

O plano de desinvestimentos da Cemig também visa reduzir dívidas da companhia, mas as vendas de ativos da estatal mineira têm andado mais lentamente que o previsto.

Executivos da Cemig disseram em abril que a empresa pretendia anunciar ainda no primeiro semestre vender ao menos parte de sua fatia na Light.

A Light é responsável pela distribuição de eletricidade na região metropolitana do Rio de Janeiro, e tem ativos de geração de energia.

A companhia tem um valor de mercado de cerca de 3,84 bilhões de reais, segundo dados do Refinitiv nesta segunda-feira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.