Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Financial Times ironiza previsão de Mantega sobre PIB

Jornal britânico comentou menor expectativa do ministro sobre crescimento econômico 

Economia|Do R7

Guido Mantega, ministro da Fazenda
Guido Mantega, ministro da Fazenda Guido Mantega, ministro da Fazenda

Com o fraco desempenho da economia nacional, o jornal britânico Financial Times debochou na última segunda-feira (22) do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que reduziu a previsão do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,5% para 3%.

Em seu blog Beyondbrics, a publicação afirmou que ninguém prestou muita atenção quando Mantega fez o anúncio e que as previsões do ministro têm se tornado motivo de piada nos últimos anos no mundo inteiro, inclusive no Brasil, por seu excesso de otimismo.

De acordo com o blog, Mantega havia prometido um crescimento de 4,5% no ano passado e inclusive classificou como “piada” a estimativa de 1,5% do Banco Credit Suisse. No fim das contas, o Brasil acabou com um aumento no PIB de apenas 0,9% em 2012.

O ministro se defendeu afirmando que “não podemos mudar a previsão do PIB tão fácil como trocamos de roupa”. Porém, as críticas vem de todos os lados e economistas do mundo inteiro acreditam que o crescimento do Brasil não passará de 2% em 2013. É esperar pra ver.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.