Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fitch corta perspectiva de nota da Eletrobras para negativa

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Fitch Ratings revisou a perspectiva para as notas da estatal brasileira Eletrobras e sua subsidiária Furnas para negativa, ante estável anteriormente, mas manteve os ratings das empresas em 'BB-', segundo comunicado nesta quinta-feira.

"A revisão da perspectiva reflete a visão da Fitch de que um esperado aumento do apoio do governo brasileiro à Eletrobras pode não ocorrer, considerando sua anunciada intenção de privatizar a companhia de eletricidade por meio da diluição de sua participação", afirmou a agência de classificação de risco.

Em comunicado, a Fitch ressaltou que o Tesouro Nacional é garantidor de cerca de 30 por cento das dívidas consolidadas no balanço da Eletrobras e já realizou aportes de 2,9 bilhões de reais na companhia nos últimos anos, enquanto bancos públicos federais são a contraparte de 38 por cento das dívidas do grupo.

"A Fitch considera que a privatização da Eletrobras pode potencialmente ser positiva para a companhia, mas devido às elevadas incertezas que permanecem nesse processo, ainda não incorporamos isso a nossos ratings", afirmou.

Publicidade

A conclusão da privatização tem sido prometido pelas autoridades brasileiras para meados de 2018.

Por enquanto, os ratings da Eletrobras se beneficiam da "importância estratégica da companhia para o Brasil" e do apoio estatal. Se considerados apenas os atributos da empresa, a nota "seria menor devido a sua geração de caixa operacional ainda fraca e alta alavancagem.", apontou a Fitch.

Publicidade

"As iniciativas da gestão para reduzir custos e investimentos, bem como a venda de ativos para melhorar a estrutura de capital do grupo, são positivas, mas vão levar tempo para melhorar a atual situação", resumiu.

O rating da companhia ainda pode ser reduzido se houver "percepção de enfraquecimento no apoio do governo brasileiro" à companhia, reduções na nota do Brasil ou uma deterioração significativa do perfil de crédito da empresa.

Publicidade

Por outro lado, melhorias no perfil de crédito da companhia ou do Brasil poderiam levar a uma elevação da avaliação, segundo a Fitch.

None

(Por Luciano Costa)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.