Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FMI reduz projeção da inflação no Brasil de 9,4% para 6% em 2022

A previsão de crescimento do PIB para 2022 foi mantida em 2,8% e, para ano seguinte, em 1,0%

Economia|

Reunião do representantes do G20 na Fontana de Trevi, na Itália
Reunião do representantes do G20 na Fontana de Trevi, na Itália Reunião do representantes do G20 na Fontana de Trevi, na Itália

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua estimativa para a inflação no Brasil neste ano de 9,4% para 6,0%, apontou o relatório de perspectiva econômica regional do hemisfério ocidental. Para 2023, o FMI manteve a previsão de 4,7% relativa ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A instituição não alterou as previsões para o crescimento do País de 2,8% em 2022 e 1,0% para o próximo ano.

O FMI destacou o aumento da taxa básica de juros no País de 2% para 13,75% ao ano para conter a crescente inflação entre 2021 e 2022.

"Depois de retirar o apoio excepcional (ao combate) da pandemia, o governo relaxou a postura fiscal neste ano, inclusive com a aprovação de medidas para reduzir impostos para diminuir preços de energia e expandir a rede de proteção social", segundo a instituição.

Publicidade

Na avaliação do Fundo em relação ao Brasil, "a dívida pública continua alta em meio ao potencial de crescimento relativamente modesto."

Para o FMI, entre as prioridades de política econômica para promover um crescimento inclusivo e consolidação fiscal estão as reformas tributária e administrativa, "reduzir o distorcivo gasto obrigatório, promover o comércio internacional e diminuir a rigidez do mercado de trabalho".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.