Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo confirma que caso de 'vaca louca' encontrado no Pará é atípico

Análise realizada pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal indica causas naturais para doença

Economia|

Foi confirmado caso atípico da doença da 'vaca louca' em animal do Pará
Foi confirmado caso atípico da doença da 'vaca louca' em animal do Pará Foi confirmado caso atípico da doença da 'vaca louca' em animal do Pará

O Ministério da Agricultura confirmou que o caso isolado de encefalopatia espongiforme bovina, doença mais conhecida como mal da "vaca louca", detectado no município de Marabá (PA), é atípico. Trata-se, portanto, de enfermidade que ocorre por causas naturais e não tem relação com o consumo de alimento proibido. 

A análise foi realizada pelo laboratório de referência da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal)

Assim que recebeu o resultado, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na sequência, iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas, disse a pasta por meio de nota, na noite desta quinta-feira (2).

Quando o processo for concluído, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país, informou o governo brasileiro.

Publicidade

A doença afetou um único animal de 9 anos de idade, e todas as providências sanitárias foram adotadas prontamente. Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais e sem relação com o consumo de alimento indevido, a pasta disse que está seguindo os protocolos sanitários necessários para restabelecer as exportações da carne bovina brasileira o mais breve possível.

Nesta quarta-feira (1), os governos da Tailândia, do Irã e da Jordânia suspenderam temporariamente as importações de carne bovina brasileira, devido ao caso do 'mal da vaca louca'.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.