Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo estuda retirar taxação sobre etanol importado dos EUA

Medida se deve a alteração dos preços da gasolina no Brasil

Economia|

Maggi diz que taxação do etanol vindo dos EUA pode acabar
Maggi diz que taxação do etanol vindo dos EUA pode acabar Maggi diz que taxação do etanol vindo dos EUA pode acabar

O governo federal estuda retirar uma taxação sobre etanol importado dos Estados Unidos, após uma forte alteração de preços da gasolina --grande concorrente do álcool nas bombas-- no Brasil, afirmou nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Atualmente, o Brasil tem uma taxa de 20 por cento sobre o etanol importado dos EUA após o volume de 1,6 bilhão de litros por ano.

Segundo Maggi, um estudo com esse objetivo foi encomendado ao secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Luiz Ribeiro e Silva.

"Os preços da gasolina mudaram muito no Brasil... como os preços do etanol são atrelados à gasolina, me parece que não faz muito sentido a proteção que colocamos lá atrás", disse o ministro a jornalistas, durante evento sobre o resultado da balança comercial do agronegócio brasileiro em 2017.

Publicidade

Maggi pontuou ainda que há por parte dos EUA uma grande reivindicação da retirada da taxação.

Nesse sentido, ele indicou que o país poderia aproveitar a medida para tentar negociar alguma solução para a suspensão pelos EUA de importações de carne do Brasil, iniciada após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Publicidade

"Estamos com esse problema da carne. Obviamente uma coisa interfere e contamina a outra", afirmou.

O ministro disse ainda que, se houver uma conclusão de que a taxa pode ser retirada, ele poderia levar o assunto à Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do governo.

"Se chegarmos à conclusão de que... pode ser retirada (a taxa), não terei nenhuma dificuldade de levar à Camex", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.