Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo vai reduzir projeção de alta do PIB em 2022 de 2,1% para 1,5%

Nova estimativa deve ser divulgada nesta quinta-feira (17), após reunião no Ministério da Economia

Economia|

Mercado financeiro prevê PIB de 0,5% em 2022
Mercado financeiro prevê PIB de 0,5% em 2022 Mercado financeiro prevê PIB de 0,5% em 2022

O Ministério da Economia vai revisar sua previsão oficial para o crescimento econômico deste ano para cerca de 1,5%, ante 2,1% projetados anteriormente, disseram duas fontes do governo nesta quarta-feira (16).

As fontes, que falaram sob condição de anonimato, destacaram que os números devem ser divulgados nesta quinta-feira (17), quando a Secretaria de Política Econômica atualizará sua grade de parâmetros macroeconômicos, que é usada como referência para a programação orçamentária do governo.

Apesar da queda, o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos no país — projetado pelo governo para 2022 ainda é muito mais otimista do que o aumento de 0,49% esperado pelo mercado financeiro, segundo a mais recente pesquisa semanal Focus com mais de cem economistas divulgada pelo BC (Banco Central).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito repetidamente que o país voltará a surpreender os analistas, com maiores investimentos privados e um mercado de trabalho melhorado que mitigam efeitos adversos da inflação elevada, mesmo em meio às incertezas globais geradas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

Guedes afirmou ainda que o Brasil está preparado "para qualquer guerra" e que o governo pode contornar o teto constitucional de gastos se necessário devido ao conflito no Leste Europeu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.