Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo Schahin pretende processar Petrobras por rescisão de contratos de sondas

Economia|

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Grupo Schahin, uma das companhias investigadas pela Operação Lava Jato, que está em recuperação judicial, informou nesta quinta-feira que irá ingressar imediatamente com ações nos tribunais brasileiros contra decisão da Petrobras de encerrar contratos de afretamento e serviços de cinco navios/plataformas.

"Caso não revertida, tal rescisão irá resultar na perda de mais de mil postos de trabalho e em prejuízo superior a 4 bilhões de reais para os credores e acionistas do Grupo Schahin", afirmou a companhia em nota nesta quinta-feira, destacando que "está confiante de que terá sucesso".

O contrato foi rescindido pela Petrobras unilateralmente em 21 de maio, de acordo com a empresa fornecedora.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente pedidos de comentários sobre o tema.

Publicidade

No início de abril, a Schahin comunicou à Petrobras sobre a necessidade de parar temporariamente cinco de suas seis embarcações sob contrato, para evitar potenciais problemas operacionais decorrentes de falta de liquidez principalmente devido a ação de execução por parte de um credor.

As sondas embarcações paralisadas foram os navios-sonda Cerrado, Sertão e Lancer e as plataformas semi-submersíveis Amazônia e Pantanal, destacou a Schahin.

Publicidade

De acordo com a fornecedora, a paralisação estava amparada por contratos fechados com a petroleira, que permitiam uma pausa das operações por até 60 dias.

"Pouco tempo depois, a situação de liquidez do Grupo Schahin melhorou em razão de um acordo consensual firmado com o referido credor, o qual arrendava as plataformas Pantanal e Amazônia para o Grupo", afirmou a empresa em nota.

Publicidade

O acordo, segundo a nota da Schahin, permitiu a redução de sua respectiva dívida em mais de 1 bilhão de dólares, tendo ainda melhorado "significativamente" a capacidade de gerar recursos por parte da Schahin.

Na última semana de abril, o grupo chegou a informar à Petrobras que os seus navios estavam prontos para retornar às operações, entretanto, a petroleira interrompeu o contrato.

O Grupo Schahin ressaltou que continua a operar normalmente sua outra embarcação, o navio-plataforma Vitória.

None

(Por Marta Nogueira)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.