Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IGP-DI desacelera alta a 0,05% em novembro com alívio nos preços ao consumidor

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou a alta a 0,05 por cento em novembro, ante 0,13 por cento em outubro, com queda mais forte nos preços dos agropecuários no atacado e menor pressão da inflação ao consumidor.

A leitura divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de variação positiva de 0,02 por cento, segundo a mediana das projeções.

A FGV informou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) registrou em novembro variação negativa de 0,01 por cento, após avanço de 0,04 por cento no mês anterior. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

No IPA, os preços dos produtos agropecuários registraram queda de 1,87 por cento, acelerando o recuo de 0,40 por cento visto no mês anterior.

Publicidade

Os preços ao consumidor mostraram menor pressão em novembro, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) subiu 0,17 por cento, contra alta de 0,34 por cento em outubro. O IPC-DI mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

A maior contribuição para a desaceleração do IPC partiu do grupo Habitação, que avançou 0,17 por cento em novembro depois de ter subido 0,40 por cento em outubro.

Publicidade

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) desacelerou a alta a 0,16 por cento, ante 0,21 por cento anteriormente. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Publicidade

None

(Por Thaís Freitas)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.