Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

IGP-DI reduz alta em fevereiro para 0,53%, indica a FGV

Economia|

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou 0,53% em fevereiro, após subir 0,67% em janeiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 6. Com isso, o índice acumula altas de 1,21% no ano e de 3,74% em 12 meses.

O resultado do indicador na leitura mensal ficou acima do teto das estimativas do mercado financeiro, que estimavam desde um avanço de 0,19% a uma alta de 0,50%, com mediana de 0,40%, de acordo com as instituições ouvidas pelo AE Projeções.

A FGV informou ainda o resultado dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, subiu 0,41% no mês passado, após avançar 0,23% em janeiro. Por sua vez, o IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, cresceu 0,97% em fevereiro, em comparação à alta de 1,73% no mês anterior. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou alta de 0,31%, contra avanço de 0,92%, na mesma base de comparação.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI) de fevereiro subiu 0,73%, taxa menor do que a registrada no núcleo anterior, de 0,79%, referente a janeiro. A informação foi divulgada há pouco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Publicidade

O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumula altas de 1,52% no ano e de 6,57% em 12 meses.

O período de coleta de preços para o IGP-DI de fevereiro foi do dia 1º ao dia 28 do mês passado. O IGP-M de fevereiro, que havia captado preços do dia 21 de janeiro ao dia 20 do mês de referência, apresentou alta de 0,27%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.