Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Importação de minério de ferro pela China recua 8,9% em maio ante abril

COMMODS-CHINA-MINERIODEFERROIMPORTS:Importação de minério de ferro pela China recua 8,9% em maio ante abril

Economia|

PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro pela China em maio recuaram 8,9% frente ao mês anterior, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, com embarques de grandes mineradoras em níveis sazonalmente menores e com mercados em recuperação em outros países absorvendo fatia maior da oferta.

A China importou 89,79 milhões de toneladas de minério de ferro no mês passado, segundo a Administração Geral de Alfândegas, contra 98,57 milhões em abril. Mas as compras externas foram superiores em 3,2% ao nível visto no mesmo mês de 2020.

Os embarques de minério de ferro recuaram pelo segundo mês consecutivo, uma vez que o suprimento dos principais produtores Austrália e Brasil geralmente são menores nessa época do ano por questões como impactos climáticos.

Uma retomada da economia global também significou maior demanda pelo material usado na fabricação do aço em outros mercados, disse Wang Yingwu, analista da Huatai Futures em Pequim.

Publicidade

"A proporção de minério de ferro embarcado pela Austrália para a China recuou bastante recentemente, e podemos ver essa queda continuar nos próximos meses", disse Wang, citando consumo robusto em outros países e a forte base das importações chinesas em 2020.

Nos primeiros cinco meses do ano, a China importou 471,77 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 6% frente ao mesmo período de 2020, segundo os dados oficiais.

Publicidade

Já as exportações de aço da China em maio despencaram 33,9% frente ao mês anterior, para 5,27 milhões de toneladas. Isso veio após Pequim ter cancelado rebates de tarifas de exportação para a maior parte das vendas externas de aço a partir de 1 de maio, visando garantir oferta do metal industrial.

As importações de aço da China em maio ficaram em 1,21 milhão de toneladas, alta de 2,7% ante abril, segundo os dados.

Publicidade

(Por Min Zhang e Shivani Singh)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.