Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Importação de soja pela China desaba 40% em dezembro diante de disputa com EUA

Economia|

Por Dominique Patton

PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de soja caíram 40,1 por cento em dezembro ante igual mês do ano anterior, mostraram dados da alfândega nesta segunda-feira, já que o país cortou compras dos Estados Unidos, seu segundo maior fornecedor, devido à guerra comercial entre as duas nações.

No mês passado, as importações caíram para 5,72 milhões de toneladas, disse a Administração Geral das Alfândegas, o menor nível para o mês desde dezembro de 2011.

Para todo o ano de 2018, as importações caíram pela primeira vez desde 2011, devido às tarifas mais altas que a China aplicou sobre a oleaginosa dos EUA em meio à disputa comercial. As importações de soja caíram 7,9 por cento no ano passado ante 2017, para 88,03 milhões de toneladas, segundo os dados de alfândegas.

Publicidade

A China, maior compradora mundial de soja, geralmente obtém a maior parte de suas importações de oleaginosas dos EUA no último trimestre do ano, quando a safra norte-americana chega ao mercado.

Mas as importações de soja dos EUA pela China caíram para zero em novembro.

Publicidade

As importações da China em dezembro ficaram apenas ligeiramente acima das 5,38 milhões de toneladas importadas em novembro e abaixo dos volumes esperados de cerca de 6,5 milhões de toneladas, disse Monica Tu, analista da Shanghai JC Intelligence.

O declínio também contrariou a tendência usual de aumento nas compras de soja em dezembro, à medida que os fazendeiros engordam suínos para abate antes do festival de Ano Novo Lunar da China, que cai em janeiro ou fevereiro.

(Por Hallie Gu e Dominique Patton)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.