Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tira-dúvidas IR: preciso enviar a declaração todos os anos?

Leitores podem enviar perguntas por email ou pelas redes sociais do R7 que elas serão respondidas em parceria com o CRCSP

Imposto de Renda|Do R7

Pessoa que não declarar o IR fica sujeita a multa
Pessoa que não declarar o IR fica sujeita a multa Pessoa que não declarar o IR fica sujeita a multa

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde a dúvidas dos leitores sobre o IR 2022. Para participar, basta enviar a pergunta por email — economia-R7@sp.r7.com — ou redes sociais do R7 — Facebook ou Instagram. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31 de maio.

Pergunta:A pessoa que entregou o Imposto de Renda algumas vezes nos anos anteriores tem que declarar todos os anos, mesmo na faixa de isenção? Ou só deve declarar nos anos que for obrigada? (Marcio Sant'ana)

Resposta: Não. Porém, se você estiver obrigado a entregar, pode pagar multa pela falta da entrega ou entrega fora do prazo.

O valor mínimo da multa por não entregar a declaração ao ser obrigado é de R$ 165,75, mas pode chegar a 20% do imposto devido pelo contribuinte.

[embed id="624ebae9cd77c0f9580013be" author="Arte%2FR7" dimensions="100" crop="" description="" title="" url="" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="771x2564" device_type="mobile+desktop"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.